Os alunos das oitavas séries A e B tiveram a oportunidade de conhecer o sistema Braille, na situação de aprendizagem 2 “Sensações à flor da pele”, do caderno do aluno (Vol 3) da disciplina de Ciências com o Profº Alex, e, de praticá-lo numa oficina com a PCOP de Educação Especial, Mirian.
Nos estudos sobre os órgãos do sentido, neste caso especialmente do tato, e, o funcionamento do olho humano, os alunos compreenderam que a pessoa mesmo privada da visão pode, através do Braille, desenvolver a leitura e a escrita, permitindo-lhe autonomia.
Sistema inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e inclusão dos cegos na sociedade.
O Braille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos, com 63 combinações. Os seis pontos formam o queconvencionou-se chamar de "cela Braille". Para facilitar a sua identificação, os pontos são numerados da seguinte forma:
Em duas colunas:
- do alto para baixo, coluna da esquerda: pontos 1-2-3;
- do alto para baixo, coluna da direita: pontos 4-5-6.Foi notável a alegria dos alunos ao conseguirem escrever, ler e sentir seus nomes neste sistema, usando a reglete, o punção ou a máquina Braille.
REGLETE
PUNÇÃO
PUNÇÃO APAGADOR
Professor Alex e alunos na oficina:
“Conhecendo e Praticando o Sistema Braille”
Momentos como estes evidenciam a quebra de barreiras e a chance de um novo olhar rumo às novas possibilidades que o ser humano tem de ajustar-se na sociedade e conquistar vitórias !
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Mirian de Souza Fischer é PCOP de Educação Especial
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