17/11/2011

BRAILLE NA AULA DE CIÊNCIAS - E. E. JOSÉ MUNIZ por Mirian de Souza Fischer

Alunos da 8ª série têm experiência com o Sistema Braille na aula de Ciências

 Os alunos das oitavas séries A e B tiveram a oportunidade de conhecer o sistema Braille, na situação de aprendizagem 2 “Sensações à flor da pele”, do caderno do aluno (Vol 3) da disciplina de Ciências com o Profº Alex, e, de praticá-lo numa oficina com a PCOP de Educação Especial, Mirian.
 

Nos estudos sobre os órgãos do sentido, neste caso especialmente do tato, e, o funcionamento do olho humano, os alunos compreenderam que a pessoa mesmo privada da visão pode, através do Braille, desenvolver a leitura e a escrita, permitindo-lhe autonomia.




Sistema inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e inclusão dos cegos na sociedade.



O Braille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos, com 63 combinações. Os seis pontos formam o queconvencionou-se chamar de "cela Braille". Para facilitar a sua identificação, os pontos são numerados da seguinte forma:
 
Em duas colunas: 

- do alto para baixo, coluna da esquerda: pontos 1-2-3; 
- do alto para baixo, coluna da direita: pontos 4-5-6.



Foi notável a alegria dos alunos ao conseguirem escrever, ler e sentir seus nomes neste sistema, usando a reglete, o punção ou a máquina Braille.

                                 REGLETE


                                 PUNÇÃO

                                  PUNÇÃO APAGADOR










                   Professor Alex e alunos na oficina: 
          “Conhecendo e Praticando o Sistema Braille”



Momentos como estes evidenciam a quebra de barreiras e a chance de um novo olhar rumo às novas possibilidades que o ser humano tem de ajustar-se na sociedade e conquistar vitórias !

  
ASSISTA AOS VÍDEOS (LINKS DO YOU TUBE)


VÍDEO 01


VÍDEO 02


VÍDEO 03


VÍDEO 04


VÍDEO 05


VÍDEO 06


VÍDEO 07


VÍDEO 08


VÍDEO 09


VÍDEO 10


Mirian de Souza Fischer é PCOP de Educação Especial



Nenhum comentário:

Postar um comentário